Razão

Conceitualmente a razão do número a para o número b, sendo b ≠ 0, é igual ao quociente de a por b que podemos representar das seguintes formas e as razões abaixo podem ser lidas como:
  • razão de a para b
  • a está para b
  • a para b
  • a : b
  • a
  • b
    Em qualquer razão, ao termo a chamamos de antecedente e ao termo b chamamos de consequente.

    Razão inversa ou recíproca

    Vejamos as seguintes razões:

    3/6 e 6/3
    Elas são tidas como razões inversas ou recíprocas. Note que o antecedente de uma é o consequente da outra e vice-versa.
    Uma propriedade das razões inversas é que o produto delas é sempre igual a 1, isto se deve ao fato de uma ser o inverso multiplicativo da outra. Agora vejamos as seguintes razões:
    1/2 e 2
    A primeira razão possui os números 1 e 2 como seu respectivo antecedente e consequente, já a segunda razão possui o número 2 como o seu antecedente e o número 1, omitido, como o seu consequente. Em função disto, pelo antecedente de uma ser o consequente da outra e vice-versa, estas duas razões também são inversas uma em relação a outra.
    Apesar de uma razão ser apresentada na forma de uma fração ou de uma divisão, você pode calcular o seu valor final a fim de se obter o seu valor na forma decimal. Por exemplo:
    A razão de 15 para 5 é 3, pois 15 : 5 = 3 na forma decimal, ou seja, 15 é o triplo de 5.
    Neste outro caso, a razão de 3 para 4 é 0,75, pois 3 : 4 = 0,75 na forma decimal.

    Gostou?

    1 comentários:

    A maioria das explicações relacionadas ao mesmo conteúdo na internet, são sempre iguais, os exemplos, os números usados. Ninguém sabe quem está copiando de quem. Nós buscamos originalidade e um jeito diferente de explicar.

    Postar um comentário